PROGRAMA DOVE, EU CONFIANTE

PROGRAMA DOVE, EU CONFIANTE
Dove Projecto Pela Autoestima

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Dia da Escola e do seu Patrono




Celebrámos hoje, dia 11 de Fevereiro, o dia da escola e do seu patrono, o Navegador Rodrigues Soromenho, que na nossa vila nasceu, no século XVI.

E que coisas notáveis terá feito o navegador, há mais de 400 anos, para merecer tal distinção?

Pois bem, depois de algumas viagens entre a Ásia e a América, tornou-se piloto e capitão-mor das armadas na carreira do Oceano Pacífico, por confiança do rei D. Filipe I de Portugal.

Descobriu, explorou e registou num notável roteiro, novas terras na América do Norte, como a baía de São Francisco na Califórnia, de que tomou posse.

No seu testamento, escrito na cidade do México em 11 de Fevereiro de 1602, refere Sesimbra como sua terra de nascimento, deixando por isso metade dos seus bens, à Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra, para ajudar aos mais necessitados.

Tinha espírito aventureiro e um grande sentido de dever.

Foi um destemido piloto e capitão, com muitos conhecimentos na arte de navegar e que revelou uma enorme generosidade para com as gentes de Sesimbra.

O seu exemplo e valores poderão inspirar-nos (ao longo da nossa vida), nos momentos de maior dúvida.

É esta personagem que te convidamos a descobrir ou a melhor conhecer, nos livros da nossa biblioteca, nas exposições sobre o navegador, no painel de azulejos do nosso bar ou na internet...


Texto da autoria do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Sem comentários:

Enviar um comentário